terça-feira, 20 de março de 2012

Amendoim:


amendoim é um fruto seco muito apreciado e popular. Vende-se com ou sem casca, salgado e também tostado. É um ingrediente de alguns produtos de pastelaria e obtém-se a partir dele a manteiga de amendoim. Em Espanha, o amendoim é conhecido por Cacahuete e popularmente por maní, cacahué, alfóncigo de tierra e cacao de tierra. É um fruto seco muito apreciado e popular.
Os amendoins comercializam-se em cru ou tostados, salgados ou não, podendo ser consumidos como aperitivo, ou formando parte de grande variedade de pratos. Utilizam-se para a obtenção de farinha que, misturada com a de trigo, se emprega no fabrico depão, bolachas e outras produtos de pastelaria. Dos amendoins também se extrai óleo, de boas propriedades, e fabrica-se manteiga, muito apreciada na União Europeia. Como subproduto da extracção do óleo obtêm-se umas tortas, que se podem utilizar directamente na alimentação animal ou se podem obter colas (encadernação, imprensa, papeis gomados) e aguarelas.
Tem um valor nutritivo importante, já que é muito rico emproteínas e 50% é óleo de qualidade excelente. Com cem gramas de peso fresco comestível de amendoim fornecem-se 564-596 kcal. O fruto pode chegar a ter 3 ou 4cm de comprimento e possui uma casca ligeira e débil -fácil de abrir com os dedos para tirar as sementes comestíveis- reticulada, amarelada e que apresenta amontoamentos nos lugares onde estão as sementes. Estão são em número de 1 a 6, oblongas-arredondadas e cobertas por uma pele fina, castanho-avermelhada que se desprende com facilidade. O amendoim consome-se normalmente tostado ou frito e tem um sabor muito agradável, embora cru seja amargo.
Existem diversas variedades de amendoim cultivadas no mundo que se diferenciam pelo número de sementes que contêm. Podem ser para consumo humano ou destinadas à alimentação animal. Existem ainda formas silvestres da planta que englobam grande número de espécies. A colheita do fruto inicia-se em finais do Verão e a partir de Setembro o amendoim atinge a melhor qualidade para o seu consumo como fruto seco, embora no mercado haja amendoins durante todo o ano.
Devido ao alto teor de óleo, o amendoim é um alimento que fica rançoso com facilidade e, para o evitar, deve ser guardado com casca e em recipientes herméticos, em lugar fresco e seco.
Tipos e variedades de amendoim
A variedade de amendoim mais utilizada para tostar é a Española. Outras variedades, como a Roja Tennessee, destinam-se à alimentação animal e a Virginia, para além destes usos, serve para a produção de óleo. As variedades de amendoim que mais se cultivam no mundo são a Virginia, a Española e a Roja Tennessee, destinada esta última sobretudo à alimentação animal.
No Brasil crescem espécies espontâneas e existe uma variedade, a Arachis prostata, que se cultiva desde há muito tempo. As variedades podem agrupar-se em dois grupos, as de planta erecta e as do tipo rasteiro. Quase todas as variedades comerciais pertencem ao primeiro grupo. Algumas variedades como a Virginia destinam-se à produção de óleo, forragem e consumo humano. Outras, como a ‘Española’, utilizam-se principalmente para tostar. Para cada zona foram obtidas variedades locais precoces e tardias, bem adaptadas.
O ‘amendoim malgache’ é originário da África tropical, mas actualmente encontra-se na Ásia e em zonas do Norte daAustrália e América do Sul e Central. O ‘amendoim kersting’ teve origem nas savanas da África Ocidental, sendo a zona de cultivo muito restrita; pode-se encontrar no Malí, Alto Volta, Nigéria, Togo e Benin.
Algumas variedades de amendoim:
‘Virginia’Geralmente o fruto contém 2 sementes. Cultiva-se para a produção de óleo, forragem e consumo humano. As vagens que contêm o fruto são grandes e de paredes grossas.
‘Española’O fruto pode conter 2 sementes e é difícil de descascar. Não é muito produtiva. Utiliza-se sobretudo para tostar ou cozer. As vagens são pequenas e de paredes delgadas.
‘Amendoim malgache’O seu nome científico é Voandzeia subterránea. Existem diferentes tipos de amendoins malgaches, segundo o porte do arbusto. As sementes são redondas, ovais, duras ou rugosas, existindo em número de uma ou mais por fruto. É originário da África tropical, mas actualmente encontra-se na Ásia e em zonas do Norte da Austrália e América do Sul e Central.
‘Amendoim kersting’
Científicamente denomina-se por Kerstingiella geocarpa. É outra espécie de amendoim. As vagens contêm de 1 a 3 sementes, geralmente duas. Teve origem nas savanas de África Ocidental, sendo a zona de cultivo muito restrita; pode-se encontrar no Malí, Alto Volta, Nigéria, Togo e Benin.
Planta do amendoim
A planta do amendoim é herbácea e pode alcançar até 70cm de altura. As flores são amarelas e a pétala maior, o estandarte, tem manchas arroxeadas que a tornam especialmente atractiva. A planta onde são produzidos os frutos também se chama ‘amendoim’; é uma planta anual, com 15 a 70cm de altura, que pertence à família das Fabáceas (Leguminosas) e à espécie Arachis hipogea.

A planta do amendoim
Os caules são ligeiramente peludos, com ramos pendentes desde a base, capazes de desenvolver raízes quando tocam no solo.
As flores são de cor amarelo brilhante e uma das suas pétalas, a maior e mais comprida designada por estandarte, tem manchas arroxeadas. Após a fertilização, desenvolve-se um caule ou estaca, de 3-10cm de comprimento que empurra pouco a pouco o ovário para dentro do solo. O fruto é uma vagem que se desenvolve e amadurece melhor debaixo do solo.
Origem do amendoim e produção
Muito provavelmente, o amendoim teve origem no Brasil. Actualmente a sua produção é importante nos países do Sul de Europa e em alguns países asiáticos. O amendoim produzido em Espanha é de grande valor comercial e cultiva-se nas zonas mediterrâneas.
Durante muito tempo houve diferentes teorias sobre a origem do amendoim, mas finalmente aceitou-se que é originário da parte tropical da América do Sul, provavelmente do Brasil, donde terá ido para a Guiné no século XVI, por intermédio dos primeiros traficantes de escravos, e para as Ilhas da Ásia através dos navegadores portugueses. Em Espanha o cultivo do amendoim foi introduzido pelo arcebispo de Valência, Fabián de Tuero, no tempo de Carlos III. Daqui os espanhóis levaram-no para a Indonésia e depois começou a ser cultivado na China e na Índia. Estes países asiáticos são responsáveis por cerca de dois terços da produção mundial. O óleo de amendoim é também importante nos trópicos americanos e ocupa o segundo lugar em África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário