É muito importante cuidar da alimentação dos nossos filhos para não comprometer o desenvolvimento dos pequenos. As crianças precisam de três refeições diárias e o cardápio pode ser simples, barato e variado, desde que rico em vitaminas, ferro, carboidratos e cálcio. Evite alimentos industrializados. Eles são mais caros do que as frutas, verduras, legumes e grãos vendidos nas feiras e não são saudáveis.
Faça uso das frutas, verduras, raízes ou tubérculos característicos da sua região. A maior vantagem em consumir alimentos regionais é que são mais fáceis de encontrar, são mais saudáveis e mais baratos. O açaí, por exemplo, fruta que é abundante na região norte, é um ótimo energético, rico em proteínas e fibras e faz bem para o coração. Já o cajá, comum na região Nordeste, possui altos valores das vitaminas A e C, Ferro, Cálcio e Potássio, que ajudam a prevenir gripes e anemia.
Feijão e arroz não podem faltar no prato das nossas crianças. O feijão é rico em carboidratos, ferro e cálcio. Também ajuda a regular o açúcar do sangue, o que previne a diabetes.
Outra dica importante: ao preparar as refeições aproveite e use os talos, folhas e cascas das frutas, legumes e verduras. São ricos em vitaminas e dão mais sabor ao preparo.
Agora preste muita atenção: Até os dois anos de vida o leite materno é o alimento mais importante para o desenvolvimento seguro da criança. Somente depois dos seis meses outros alimentos podem ser oferecidos. Mas eles devem ser intercalados com a amamentação, que não pode ser abandonada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário